Educação é prioridade

Um dos pilares fundamentais da nossa gestão é a educação. Temos um compromisso primordial com o sucesso do processo de ensino-aprendizagem de 33 mil estudantes. Eles estão nas nossas 50 Escolas Básicas Municipais e nos 78 Centros de Educação Infantil. Por isso, em 2012, estabelecemos metas para garantir às crianças educação de qualidade.

Para alcançar nossos objetivos, aplicamos quase meio bilhão de reais na rede pública municipal de ensino entre 2013 e 2015. Os investimentos em reformas, construções, contratação de novos profissionais e capacitação rendeu a Blumenau o título de 1ª cidade do Brasil em educação, segundo Índice de Inclusão Social e Digital da Editora Três e da Austin Rating.

Com professores qualificados, antecipamos as metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que era uma das nossas prioridades. Também ampliamos programas de contraturno escolar, oferecendo diversas atividades para as crianças durante o período em que elas não estão em sala de aula.

Obras de infraestrutura também foram viabilizadas para garantir ambiente adequado para alunos e professores. Praticamente todas as unidades receberam melhorias. As escolas Adelaide Starke (Itoupava Norte), Quintino Bocaiúva (Testo Salto), Visconde de Taunay (Itoupava Central), Nemésia Margarida e Lauro Müller (Badenfurt), por exemplo, foram totalmente revitalizadas.

Além disso, as escolas Felipe Schmidt (Itoupavazinha), Lauro Müller (Badenfurt), Pedro I (Itoupava Central), Fernando Ostermann (Boa Vista), Professor Oscar Unbehaum (Velha), Professora Alice Thiele (Garcia), Professor João Joaquim Fronza (Itoupavazinha), Professora Hella Altenburg (Itoupava Norte) e Professora Zulma Souza da Silva (Velha) receberam quadras esportivas. São milhares de crianças beneficiadas com espaços adequados para a prática de atividades físicas.

A educação infantil também recebeu atenção especial. Desde o primeiro ano de gestão, readequamos espaços, abrimos novas salas e até agora já criamos 2500 novas vagas em creches. Mas não paramos por aí. Enviamos ao Governo Federal projetos para a construção de sete novos Centros de Educação Infantil, que vão permitir a abertura de mais 1000 novas vagas. Todos os projetos já estão aprovados e quatro deles, inclusive, já estão em fase de licitação. Isso é trabalhar por uma Blumenau Melhor.