Empreender para crescer

Enquanto o país inteiro debate medidas para superar a crise econômica, Blumenau pode se orgulhar e dizer que já tem mecanismos para isso. Criamos um projeto audacioso, único em Santa Catarina, para diminuir a burocracia e facilitar a vida de quem deseja abrir o próprio negócio. Em junho de 2015, entregamos à comunidade a Praça do Empreendedor. Uma ação fundamental para impulsionar a economia da cidade em tempos de recessão, e que já se tornou referência para muitos municípios.

Desde quando entrou em funcionamento, a Praça do Empreendedor já registrou mais de 30 mil atendimentos presenciais e a abertura de cerca de 3 mil novas empresas. Reunindo em apenas um espaço todos os serviços necessários para abrir uma empresa, o resultado foi a redução dos trâmites burocráticos, que antes eram de até 60 dias, para aproximadamente 48 horas para empresas de baixa complexidade. Tudo para garantir mais agilidade no processo, facilitando a vida de quem quer empreender.

A Praça do Empreendedor é um projeto que se reflete diretamente na geração de empregos formais na cidade, pois além de incentivar a abertura de novas empresas, possibilitou que muitos empreendedores saíssem da informalidade, gerando mais empregos com carteira assinada. Blumenau sempre foi destaque na criação de novos postos de trabalho. Fechamos o primeiro semestre deste ano com o melhor saldo de empregos do Estado. Alcançamos um índice positivo de 1054 novos postos de trabalho, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego.

Um projeto de sucesso que rendeu a Napoleão Bernardes o Prêmio Prefeito Empreendedor. A honraria foi concedida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que reconhece gestores que implantaram projetos com resultados comprovados, estimulando o surgimento e o desenvolvimento de pequenos negócios. A premiação também reconheceu a iniciativa como fundamental para a modernização da gestão pública, contribuindo de forma efetiva para o desenvolvimento econômico e social do município. Uma Blumenau Melhor se constrói assim, com projetos inovadores e que fazem toda a diferença.