Lazer para todos

Oferecer espaços de lazer para as pessoas é uma preocupação permanente em Blumenau. Por isso, ao longo dos últimos quatro anos, a cidade recebeu importantes investimentos na implantação de medidas que valorizam e incentivam a convivência e o bem-estar social. O trabalho garantiu ao município o 2º lugar de Santa Catarina e 14º do Brasil em qualidade de vida, segundo dados divulgados pela Fundação Getúlio Vargas.

Desde 2013, por exemplo, a comunidade já recebeu 10 academias ao ar livre. Elas foram instaladas em diferentes bairros da cidade, incentivando a prática de atividades físicas. A Rua XV de Novembro, com a Rota de Lazer, também se tornou um ponto de encontro e lazer para as pessoas aos domingos e agora, com horário ampliado, fica livre para todos aproveitarem com a família e amigos das 8h às 17h.

O Parque das Itoupavas, na região norte, é outra opção de lazer que está se tornando realidade e, em breve, estará à disposição da comunidade. Similar ao Parque Ramiro Ruediger, o espaço em construção prevê jardins, quadra de esporte multiuso, playground, academia ao ar livre, pista de caminhada e pista de ciclismo. Além disso, o local contará com uma área especial para o livre acesso de animais de estimação.

Por falar em animais, a cidade recebeu o seu primeiro parque destinado exclusivamente para os pets e seus donos. O Parque Doutora Lúcia Sevegnani, ou apenas Parcão, como é chamado, conta com agility para os animais em um espaço totalmente seguro para receber os cães. Além disso, banheiros, bancos e lixeiras estão à disposição da população.

Outra novidade é que Blumenau conta agora com o seu primeiro calçadão. Denominado de Calçadão Brueckheimer, o espaço era uma antiga reivindicação dos comerciantes da região e se tornou real por meio de uma parceria público-privada. Situado na Rua Capitão Euclides de Castro, o local ganhou bancos, canteiros e iluminação decorativa. Um espaço acolhedor para receber as pessoas.

No bairro Tribess, a comunidade recebeu a Praça Agnelo Paulo Lanser. A primeira etapa concluída da obra tem disponível em sua estrutura playground, pista de caminhada e de ciclismo, pet place, quadras de areia, mesas de jogos, bancos, lixeiras, banheiros e iluminação pública adequada. A segunda etapa da construção da área de lazer está em fase de elaboraçãoe prevê a instalação de cancha de bocha, quadras esportivas e academia ao ar livre.

O Parque São Francisco de Assis, fechado desde a catástrofe de 2008, também foi recuperado e liberado para a comunidade em 2014. São 23 hectares de Mata Atlântica no coração da cidade e que servem de referência quando o assunto é educação ambiental. Após sua reabertura, mais de 11 mil pessoas já visitaram o espaço.

Calçadão Brueckheimer

Parque São Francisco de Assis

Parcão

Projeto Parque das Itoupavas

Academia ao Ar Livre